sexta-feira, 5 de julho de 2013

Dicas de suplementação para atletas de esportes coletivos.

A nutrição é muito importante para os atletas. Além do tão popular futebol, podemos incluir nessa categoria o basquete, o vôlei, futebol americano, rugby, futsal, handball, dentre outros esportes. O mais importante, é o atleta estar com uma composição corporal de acordo com sua função em campo/quadra. Composição corporal que lhe garanta velocidade no caso de um atacante ou uma massa muscular mais desenvolvida, como em um pivô no basquete.

Portanto, o clube deve possuir um nutricionista em sua equipe multiprofissional para atender cada jogador, respeitando suas características individuais. Para a nutrição do atleta, pensando na melhora do rendimento durante os treinos e jogos, o uso de uma bebida ricas em carboidratos, aminoácidos e eletrólitos, seria de grande valia, se utilizada logo antes do exercício. Para a nutrição do atleta durante os jogos, a mesma solução tem apresentado bons resultados e logo após, além dos carboidratos, aminoácidos e eletrólitos, o acréscimo de proteína de rápida absorção seria uma ótima ideia. 

A estratégia nutricional, ficaria assim:

Logo antes

Bebida energética com eletrólitos (preferencialmente contendo waxy maize como fonte de carboidratos) - entre 30 e 60 gramas.
BCAAS - entre cinco e dez gramas. 
Glutamina - entre cinco e dez gramas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário