segunda-feira, 8 de julho de 2013

Treinamento Funcional o que é e para que serve?

Já faz um bom tempo que essa palavra tem vindo como uma bomba jogada pela indústria do fitness. Em outros países, já muito praticado e no Brasil ganhando anualmente milhares de adeptos, atualmente sendo considerado como um dos melhores métodos de treinamento para chegar à qualidade muscular, pois possibilitam centenas de exercícios que desenvolvem força, flexibilidade, equilíbrio, estabilidade do core e mobilidade utilizando poucos materiais.

Mas exatamente o que é o treinamento funcional e por que está sendo tão procurado?
Todo movimento que melhora a sua condição para executar uma determinada tarefa é um movimento funcional. O treinamento funcional deve respeitar e ser prescrito levando em consideração os movimentos naturais que o corpo foi projetado, como: agachar, empurrar, girar, pular e correr, se utilizar esses exercícios em seus treinamentos e combinar com suas variações estará em um treinamento funcional.

Como treinar funcionalmente?
Os movimentos executados devem integrar todos os grupos musculares e não trabalhar músculos isolados. Todos os exercícios são executados nos planos baixo, médio, alto e também vertical e horizontalmente. Os equipamentos devem ser livres, como: halteres, cordas, kettlebells, barras, bolas, fitas e cabos.

Quais os benefícios do Treinamento Funcional?
Treinando funcionalmente você melhora a postura e o bom equilíbrio em todos os membros, assim aperfeiçoando toda a forma “definição’’ do corpo, otimizando seu desempenho para as tarefas que está treinando e reduzindo lesões degenerativas e dores.

Por onde começar o Treinamento Funcional?
Como exercícios funcionais não utilizam máquinas de peso fixo, a base são movimentos naturais e o peso do próprio corpo. Seja qualquer idade, sexo, peso, todos podemos treinar funcionalmente.
Hoje existem muitos profissionais que tem sua formação voltada para exercícios funcionais, procure o melhor que lhe agradar e peça para mostrar-lhe alguns exercícios funcionais e suas variações. Comece a integrar esses exercícios em suas sessões, com um bom treinamento seu corpo irá desenvolver e se adaptar aos novos estímulos, melhorando sua saúde e ganhando uma qualidade muscular.


Bons Treinos e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário